Comunicado aos Amigos Navegantes

e a todos os amigos de Portugal e do Brasil


Fazendo a travessia do Atlântico, como quem faz uma ponte entre Cubatão e Aveiro, Brasil-Portugal, partiu no dia 08 de Outubro de 2011 o Veleiro Triunfo II.

É a viagem dos sonhos do Professor João Jorge Peralta, que veio de Aveiro (Vagos), em 1956, embarcando em Lisboa pelo Navio Santa Maria.

Neste ano comemorou 55 anos de Brasil.

Após muitas e frequentes viagens à terra natal, João quis fazer uma aventura rara: Voltar ao seu País num Veleiro de sua propriedade.

Vai acompanhado de amigos, companheiros de jornada.

Neste momento estão no mar, na Costa do Brasil, rumo a Salvador.

Neste espaço, o Professor João irá fazer o seu Diário de Bordo, seu Diário de Viagem, em terra e mar.

Aqui lhe desejamos boa viagem, bons encontros e bom retorno....

Para comemorar a partida e todas as partidas e todas as chegadas aí vai a Marcha, "Estrelas e Listras para Sempre", (The Stars and Stripes Forever). João Felipe Sousa (John Philip Sousa) é o compositor desta magnífica marcha e o mais célebre compositor de marchas do mundo. Americano, filho de pai Português - Açoreano. Esta marcha, "Estrelas e Listras" foi tocada no Navio Santa Maria quando João passou a Linha do Equador, na primeira viagem para o Brasil. Esta é uma homenagem ao Professor João e uma cara lembrança. Fica na coluna ao lado para que a toque em momentos adequados...


terça-feira, 18 de outubro de 2011

LARGADA DA GRANDE VIAGEM

LARGADA DA GRANDE VIAGEM
Enquanto aguardamos o nosso navegador entrar em cena, com suas crônicas, apresentamos uma reportagem da saída de Cubatão/Guarujá  - São Paulo do Triunfo II e sua tripulação, publicada no Jornal "A Tribuna" de Santos - SP:

5 comentários:

  1. Olá, Argonautas do Brasil. Olá João Peralta. Seja Benvindo ao seu torrão natal. Aqui o esperam os seus amigos, com um bom Vinho da Bairrada, uns Ovos Moles de Aveiro e um bom Pão de Ló.À noite, um lauto jantar, com bacalhau e batatas ao murro, no Batista. Uma delícía de gostos e sabores de Portugal. Outro dia poderemos marcar uma sardinhada na brasa, com sardinha portuguesa dos pescadores da Vagueira. Durante a sua viagem, preparemos, para si, um roteiro de eventos a não perder, na Região de Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira, aberto a outras sugestões dos amigos. Aguarde.Por enquanto, desejamos-lhes uma boa viagem. Coloque a imagem de Maria, na proa do Veleiro, bem segura, para que o barco seja bem guiado, nas horas de aperto.

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos,
    Preciso fazer algumas correções no texto da reportagem do jornal A Tribuna, para que não haja contradições no histórico da viagem:
    1) O Triunfo zarpou de Guarujá, no dia 08/10,e não como constou;
    2) O Triunfo saíu com 03 ripulantes e não 04 como constou;o quarto seguirá a partir de Salvador, até Fortaleza, segundo fui informado;
    3) O Triunfo tem 04 metros de largura e não 03, como foi anunciado;
    4) O Triunfo saíu do pier 26 e não como foi informado.

    ResponderExcluir
  3. Recebemos da Senhora Zilda Peralta, esposa do Professor João Jorge Peralta a informação que o Professor João ligou no dia 18 de outubro de 2011 as 14 horas. E comunicou que:
    1) Está tudo bem com a tripulação.
    2) Estava próximo do Arquipélago de Abrolhos, enfrentando ventos muito fortes, o Triunfo II está com as velas rizadas, andando em média 8 nós, e tem se comportado um excelente marinheiro.
    3) Previsão de chegada em Salvador: dia 21 de outubro de 2011 no período da manhã.

    ResponderExcluir
  4. A Sra. Zilda Peralta, informou que Prof. João ligou no dia 19/10/2011 as 10:15hs. E comunicou que:
    1) Está tudo bem a bordo.
    2) Estava a 70 milhas de Ilhéus, com ventos muito fortes,o Triunfo II continua com as velas rizadas, andando em média 8 nós.
    3) Previsão de chegada em Salvador: dia 21/10/2011, no período da manhã.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler os poemas:
    Nau dos Sonhos e Meu Barco Sou Eu, fiquei emocionada, senti a alma leve..., o estress desapareceu.
    Neste momento, gostaria de ser uma gaivota, para poder pousar na proa do TRIUNFO II, e ficar ao lado do comandante João J Peralta.

    ResponderExcluir