Comunicado aos Amigos Navegantes

e a todos os amigos de Portugal e do Brasil


Fazendo a travessia do Atlântico, como quem faz uma ponte entre Cubatão e Aveiro, Brasil-Portugal, partiu no dia 08 de Outubro de 2011 o Veleiro Triunfo II.

É a viagem dos sonhos do Professor João Jorge Peralta, que veio de Aveiro (Vagos), em 1956, embarcando em Lisboa pelo Navio Santa Maria.

Neste ano comemorou 55 anos de Brasil.

Após muitas e frequentes viagens à terra natal, João quis fazer uma aventura rara: Voltar ao seu País num Veleiro de sua propriedade.

Vai acompanhado de amigos, companheiros de jornada.

Neste momento estão no mar, na Costa do Brasil, rumo a Salvador.

Neste espaço, o Professor João irá fazer o seu Diário de Bordo, seu Diário de Viagem, em terra e mar.

Aqui lhe desejamos boa viagem, bons encontros e bom retorno....

Para comemorar a partida e todas as partidas e todas as chegadas aí vai a Marcha, "Estrelas e Listras para Sempre", (The Stars and Stripes Forever). João Felipe Sousa (John Philip Sousa) é o compositor desta magnífica marcha e o mais célebre compositor de marchas do mundo. Americano, filho de pai Português - Açoreano. Esta marcha, "Estrelas e Listras" foi tocada no Navio Santa Maria quando João passou a Linha do Equador, na primeira viagem para o Brasil. Esta é uma homenagem ao Professor João e uma cara lembrança. Fica na coluna ao lado para que a toque em momentos adequados...


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cubatão-Aveiro a Bordo de um Veleiro

NA ROTA DE MARTIM SOARES MORENO
CUBATÃO-AVEIRO
A Bordo de Um Veleiro
Crônicas  Preambulares
            Noticia-se neste Diário de Bordo, do capitão João Jorge Peralta, a viagem do Veleiro Triunfo II.
A bordo, na primeira etapa, Cubatão/Santos-Salvador, a tripulação é composta por João Jorge Peralta, proprietário do Veleiro, Antônio Abreu Freire, experiente em viagens transatlânticas, em Veleiro, e Pedro César Batista.
Há anos, o professor João vinha  planejando esta viagem,  estabelecendo uma ponte Cubatão/Brasil – Aveiro/Portugal.
            Depois de avanços e recuos, enquanto tomava mais traquejo no domínio fluido do Oceano, participando de grandes regatas, chegou a hora tão esperada. No dia 08 de Outubro, corrente mês, deu partida para a grande aventura.
            Resta perguntar porque Cubatão-Aveiro. João nasceu no Concelho de Vagos,  distrito de Aveiro, Portugal, de onde partiu, no início de Fevereiro de 1956, para Cubatão, Brasil, aos 19 anos, onde chegou, no dia 26 de Fevereiro do mesmo ano (1956). Fez 55 anos de Brasil, no início deste ano.
            Depois de ter visitado Portugal, outras vezes, em visita ou a serviço, faz agora sua viagem, pelas águas do Oceano Atlântico.
Uma viagem com sabor de aventura, enfrentando as intempéries do Oceano Atlântico. 


Em 1956, João viajou pelo grande e moderno navio Santa Maria. Durante a viagem, João e eu tivemos o prazer histórico e memorável de nos encontrarmos com o Almirante Gago Coutinho, o herói que fez a primeira travessia  do Atlântico, pelo ar,  a bordo do hidroavião Lusitânia, ligando pelo ar, Lisboa-Rio de Janeiro – Portugal-Brasil.
Foi a viagem comemorativa do Centenário da Independência do Brasil  em 7 de setembro de 1922.
Lembro-me que Gago Coutinho nos emprestou um longo discurso, que fizera recentemente,  e estava apresentado em rolo de pergaminho. Tivemos algumas agradáveis conversas.

Agora viaja num pequeno veleiro de 12,5 m. de comprimento, por 4 metros de largura. O Veleiro é equipado com mais modernos  instrumentos de  navegação.
A viagem é dirigida pelos dois capitães a bordo, João Jorge Peralta e Antônio Abreu Freire.
José J.Peralta

Nota:
Para saber mais sobre a Família, em Cubatão consulte: Memorial da Família (Clique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário