Comunicado aos Amigos Navegantes

e a todos os amigos de Portugal e do Brasil


Fazendo a travessia do Atlântico, como quem faz uma ponte entre Cubatão e Aveiro, Brasil-Portugal, partiu no dia 08 de Outubro de 2011 o Veleiro Triunfo II.

É a viagem dos sonhos do Professor João Jorge Peralta, que veio de Aveiro (Vagos), em 1956, embarcando em Lisboa pelo Navio Santa Maria.

Neste ano comemorou 55 anos de Brasil.

Após muitas e frequentes viagens à terra natal, João quis fazer uma aventura rara: Voltar ao seu País num Veleiro de sua propriedade.

Vai acompanhado de amigos, companheiros de jornada.

Neste momento estão no mar, na Costa do Brasil, rumo a Salvador.

Neste espaço, o Professor João irá fazer o seu Diário de Bordo, seu Diário de Viagem, em terra e mar.

Aqui lhe desejamos boa viagem, bons encontros e bom retorno....

Para comemorar a partida e todas as partidas e todas as chegadas aí vai a Marcha, "Estrelas e Listras para Sempre", (The Stars and Stripes Forever). João Felipe Sousa (John Philip Sousa) é o compositor desta magnífica marcha e o mais célebre compositor de marchas do mundo. Americano, filho de pai Português - Açoreano. Esta marcha, "Estrelas e Listras" foi tocada no Navio Santa Maria quando João passou a Linha do Equador, na primeira viagem para o Brasil. Esta é uma homenagem ao Professor João e uma cara lembrança. Fica na coluna ao lado para que a toque em momentos adequados...


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Guarapiranga

GUARAPIRANGA,
CELEIRO DE VELEJADORES
José JPeralta
A Represa de Guarapiranga, em Interlagos, Zona Sul  da cidade de São Paulo, foi o celeiro de grandes navegadores  e de grandes  campeões de vela, em nível nacional e campeões do mundo.
Foi na Represa de Guarapiranga que João Jorge Peralta desenvolveu a arte de velejar.
Interlagos, com sua represa, é um magnífico cartão postal de São Paulo.
O bairro foi planejado por um grande Arquiteto e Urbanista Suíço, Alfredo Agache. Agache renovou o espaço urbano brasileiro, no Rio de Janeiro e em São Paulo, na década de 30 e 40 do século XX.
Trouxe  a ideia de grande e largas avenidas e ruas e lotes amplos, com muito verde e muitas praças. Assim é Interlagos. Traçou também os magníficos bairros da Zona Oeste, os Jardins: jardim Europa, jardim América, etc.
Agache sugeriu o nome Interlagos, porque a Região lhe lembrava as belas paisagens suíças de Interlac. Interlagos também está entre dois lagos: a Represa Bilings e a Represa Guarapiranga. Para saber clique:


Nenhum comentário:

Postar um comentário